5 Ferramentas para Monitorar seus Concorrentes

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Confira o conteúdo em texto abaixo ⬇

 


 
Em um mundo cada vez mais competitivo, monitorar e acompanhar de perto os passos da concorrência é essencial para identificar oportunidades e estar sempre atualizado.

Com o avanço do marketing digital, mensurar a performance de uma organização tornou-se muito mais fácil e acessível. Fazer benchmarking, ou seja, analisar as melhores práticas de empresas do mesmo setor e tomá-las como referência, está há apenas dois cliques de distância com as diversas ferramentas disponíveis no mercado.

Para te ajudar a colocar o hábito de monitorar de perto seus concorrentes, listamos 5 ferramentas que vão te ajudar muito nessa tarefa. Vem ver!

 

1) SimilarWeb

Você certamente já ouviu falar do IBOPE né? Quando o IBOPE quer saber qual a intenção de voto de determinado público, eles entrevistam um número x de pessoas e com base nas respostas dos entrevistados eles projetam em quem outras milhares de pessoas vão votar. Ou seja, eles fazem uma projeção com base em uma amostra.

É importante esclarecer isso porque muitas das ferramentas que serão apresentadas aqui trabalham em cima de projeções, isto é, elas não tem o objetivo de dar um número exato.

Mesmo o Google Analytics, por exemplo, não consegue trazer um número 100% exato, mas traz uma projeção próxima a da realidade.

Ferramentas como a SimilarWeb buscam identificar o número mais próximo da realidade naquilo que ela se propôs a mensurar. É importante destacar isso para que você leia os dados que serão apresentados com mais ‘maturidade’, sabendo que aquilo ali é uma projeção.

Bom, agora vamos falar do SimilarWeb especificamente. Uma das principais e mais utilizadas ferramentas de análise de concorrência, a SimilarWeb entrega praticamente um dossiê dos seus concorrentes.

A ferramenta fornece informações como número de visitas, origem de tráfego, porcentagem de tráfego vindo do Google, quais redes sociais geram mais visitas e mostra até em quais outros sites os usuários costumam acessar.

O SimilarWeb é uma ferramenta bem versátil e fácil de usar. Para começar, basta inserir no campo de busca a URL do site do seu concorrente e clicar na lupa do lado direito.

 

Na imagem abaixo você pode ver um resumo do tráfego do site terra.com.br. Do lado direito, o SimilarWeb fornece dados como a média do número de visitas nos últimos 6 meses, duração média da visita, número médio de páginas visitadas por usuário e bounce rate (taxa de rejeição).

 

 

Ainda analisando o site do Terra, o SimilarWeb nos mostra que o tráfego do portal vem principalmente de tráfego direto (52,84%) e das buscas orgânicas (35,38%).

 

 

Essas são apenas algumas das informações que a SimilarWeb oferece na sua versão gratuita. Existe também a possibilidade de contratar planos Premium personalizados com funcionalidades adicionais.

 

2) BuzzSumo

O BuzzSumo tem como seu objetivo principal o monitoramento das mídias sociais. Ela pode ser bastante útil para a produção de conteúdo, pois através da ferramenta você consegue descobrir os assuntos mais populares do momento.

E por que não utilizar a ferramenta para estudar os tipos de conteúdo que seus concorrentes estão fazendo e analisar o desempenho de cada um? O BuzzSumo pode te ajudar a escolher temas que geram mais engajamento nos seus concorrentes e assim você poderá desenvolver os seus próprios conteúdos baseados naqueles temas que a audiência está mais interessada.

A ferramenta permite realizar pesquisas gratuitas (número de pesquisas limitadas) ou contratar um dos planos a partir de US$79 mensais. Veja abaixo imagens da versão gratuita:
 

 

Para começar é muito simples: insira a palavra-chave ou domínio que deseja pesquisar na barra de busca do BuzzSumo e clique em “Go!”.

Na tela seguinte você verá os resultados da sua pesquisa organizados de forma decrescente, sendo o primeiro o conteúdo mais compartilhado sobre o tema.

 

 

 

No menu à esquerda dos resultados você encontra diversos filtros para personalizar sua pesquisa. No exemplo acima aplicamos o filtro de idioma para o Português.


Em primeiro lugar, para a palavra chave “marketing digital”, está a página de inscrição do curso Marketing Digital para Iniciantes aqui da EMD. Segundo o BuzzSumo, esse link gerou muito engajamento no Facebook, com mais de 29 mil compartilhamentos.

 

 

3) Ghostery

O Ghostery é uma extensão gratuita do Google Chrome que tem como principal objetivo ajudar o usuário a navegar anonimamente pela internet, bloqueando cookies, publicidade, sistemas de estatísticas e etc.  

Porém, essa não é sua única função. O Ghostery também pode ser usado para analisar quais ferramentas de marketing digital seus concorrentes estão usando para monitorar seus visitantes.

Vamos utilizar o site do Terra como exemplo novamente. Ao clicar na extensão do Ghostery que é representada pelo ícone de um fantasminha azul na barra de endereços do seu navegador, é possível ver que existem, pelos menos, 50 rastreadores dentro do site do Terra.

Rolando a tela para baixo o Ghostery disponibiliza a lista com o nome de todas as ferramentas utilizadas.

 

 

Em outras palavras, cada rastreador é um pixel de monitoramento, seja ele do Google, Facebook, Twitter, etc. Então basicamente são 50 ferramentas monitorando a navegação dentro do site do Terra, cada uma com um objetivo diferente.

Desse modo, através de um recurso simples, é possível ter ideia de quais ferramentas o concorrente está usando, no que ele está investindo e conhecer novas ferramentas que podem ser úteis para a sua empresa.

 

4) Social Insider

Através do Social Insider você consegue analisar a performance das suas páginas no Facebook e compará-las com as do concorrente.

Além do mais, é possível  acompanhar o desempenho do conteúdo da concorrência na rede social, saber quando eles postam, suas métricas de engajamento, crescimento da audiência desde o dia em que a página foi criada e sua estratégia digital.

Para ilustrar como a ferramenta funciona, vamos voltar a utilizar o site Terra como exemplo, e comparar o desempenho da sua página no Facebook com a do seu maior concorrente, a UOL.

Na imagem abaixo podemos ver um overview das principais métricas de cada página, como número de fãs, taxa de evolução de fãs, número total de engajamento e posts, taxa de engajamento por post e taxa de engajamento por página.
 

 

Evolução de número de likes por página.

 

Evolução de número de posts por página.

 

5) Social Blade

Basicamente o que a Social Blade faz é rastrear estatísticas de usuários do YouTube, Twitch, Instagram e Twitter. A ferramenta mantém em seu site um ranking no qual avalia a qualidade dos canais/perfis, atribuindo-lhes nota (os melhores recebem nota A++).

O sistema de classificação do Social Blade mede a influência de um canal/perfil com base em várias métricas, incluindo médias de número de visualizações e quantidade de “outros canais” listados nos vídeos.

Vamos utilizar o canal brasileiro “Porta dos Fundos” para ilustrar como a ferramenta funciona. Na imagem abaixo é possível ver informações gerais como data de criação do canal, número total de inscritos, nota atribuída ao canal, número total de visualizações nos últimos 30 dias, número de novos inscritos nos últimos 30 dias, etc.

 

A Social Blade também fornece estimativas de quanto um canal está faturando por mês e por ano. Apesar das estimativas serem um tanto quanto elásticas, relatos de youtubers afirmam que o valor real está mais próximo do mínimo estimado.

 

Estimativa de faturamento do canal “Porta dos Fundos” entre 26 de Setembro de 2017 e 9 de Outubro de 2017.

 

E aí, preparado para testar todas essas ferramentas e ficar de olho na concorrência? Deixe seu comentário se você tem mais alguma indicação e não se esqueça de compartilhar com os amigos! 😉

 


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.