5 Dicas Essenciais para Obter Sucesso na Carreira Digital

Compartilhe:

 

O diretor e fundador da Escola do Marketing Digital, Jessé Rodrigues, esteve recentemente na sede do Google em São Francisco e bateu um papo com o brasileiro Alysson Pontes, profissional de marketing digital no Google.

Se você pretende ingressar no mercado digital, a história do Alysson pode ser um grande estímulo  e inspiração. Formado em marketing e ainda sem saber ao certo qual carreira seguiria, Allison enxergou nesse novo mercado uma grande oportunidade.

O digital tomou conta do mundo e por esta razão as empresas estão, cada vez mais,  procurando por profissionais de marketing digital para acompanhar as tendências de mercado e claro, ficar à frente da concorrência.

Porém, mesmo com a alta demanda para preencher essas vagas, existe uma enorme carência de profissionais qualificados para exercerem essas tarefas. E é exatamente essa a oportunidade que você precisava!

Para que você possa dar os próximos passos em direção a uma carreira sólida e de sucesso no mercado digital, não deixe de assistir o vídeo completo da entrevista com Alysson Pontes e confira as 5 dicas para obter sucesso na carreira digital que preparamos especialmente para você.

 

1) Mergulhe de cabeça!

O mercado digital cresceu muito rápido e as instituições educacionais não conseguiram acompanhar todas as mudanças que ocorreram nos últimos 20 anos. Por isso, mesmo os recém formados em marketing, não possuem o conhecimento necessário para trabalhar e operar as ferramentas do marketing digital.

Nesse caso, a internet é a sua melhor amiga! Mesmo sem experiência, você pode começar a se familiarizar com os termos e técnicas da área com os conteúdos disponíveis na internet. Se no momento você não tem dinheiro para investir em cursos pagos, basta um pouco de força de vontade para buscar o que é oferecido gratuitamente na internet e começar a aprender o básico.

IMPORTANTE: Se você pretende se tornar um profissional de marketing digital, é necessário se aprofundar nos estudos e investir em cursos mais completos. O conteúdo disponível gratuitamente na internet nem sempre é completo o bastante e pode deixar muito a desejar a longo prazo.

DICA: Comece já a se familiarizar com o marketing digital fazendo o download gratuito do Mapa do Marketing Digital e aprenda os 5 pilares do Marketing Digital!
 

 

2) Confie mais em você

Por ser um mercado complexo e cheio de ferramentas, a carreira de marketing digital pode ser, a princípio, um tanto intimidante. Mas não se assuste, muitas vezes você sabe mais do que pensa.

Não se deixe abater diante das centenas de ferramentas e técnicas de marketing digital, assim como em qualquer outra área, se tornar um profissional qualificado nessa área exige muito treinamento, tempo e dedicação. Por isso, confie naquilo que já domina e esteja sempre disposto a pesquisar e aprender.

 

3) Concentre seus esforços

Pesquise o que está sendo procurado no mercado e busque esse conhecimento. Dessa forma, você se torna um atrativo para as grandes empresas que estão procurando profissionais do ramo.

Dentro do marketing existe uma variedade de especializações e assim como na medicina, por exemplo, é impossível ser especialista em tudo. Por isso, concentre seus esforços e procure saber as especificações da posição ou da área que você almeja trabalhar.

Além de não perder tempo com assuntos não relevantes para o cargo que deseja ocupar, ao concentrar seus estudos baseado nas necessidades das empresas, você terá muito mais chance de ser notado.

 

4) É hora de investir nas aulas de Inglês

Se você é uma daquelas pessoas que foi deixando as aulas de inglês para o ano que vem, é hora de parar com a enrolação e investir de uma vez por todas em aprender o idioma. Hoje em dia, falar inglês não é mais um diferencial, mas sim um pré-requisito.

A maioria das carreiras atualmente exigem o inglês, mas para a carreira de marketing digital especificamente, o inglês é essencial. Isso porque a maior parte das ferramentas e plataformas foram estruturadas em inglês, e geralmente tentar traduzi-las não faz sentido nenhum.

Além disso, saber inglês ajuda o profissional a se manter atualizado e à frente da concorrência. Uma vez que as atualizações das ferramentas de marketing digital são publicadas em inglês e considerando que para essas atualizações serem traduzidas leva tempo, falar inglês vai te ajudar a obter informações mais rápido.

 

5) O perfil do novo profissional do marketing digital

 

Para Alysson Pontes, o profissional de marketing digital deve ser 50% criativo e 50% analítico.

O lado criativo vai levar o profissional, por exemplo, a pensar em novas palavras-chave e a “pensar como os usuários”, já o lado analítico vai ajudá-lo a traduzir as métricas e resultados de uma campanha, auxiliando-o a arquitetar futuras estratégias para a empresa.

 


Quer aprender mais sobre marketing digital? Então não perca tempo e faça já o download do eBook exclusivo do Mapa do Marketing Digital, o guia definitivo para quem quer ser um verdadeiro profissional na área!

Google-Display-728x90


Compartilhe:

Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.

  • Alberto

    Fiz o donwload do e-book “5 Pilares do Marketing Digital” e percebi que todos os links do Clique Aqui para acessar tal informação ou para fazer o download de uma planilha não funcionavam. Mandei um e-mail, que gerou uma resposta automática falando que em até 24 horas uteis eu receberia um contato. Já se passaram estas 24h e nada de alguém me contatar.

  • umqualquer

    Olá!!! Estou em busca de uma parceria com quem quer trabalhar e empreender com marketing digital. Sou músico, violonista. Tenho um grande projeto já iniciado de curso online e que vai muito além. É um projeto grande em várias etapas. De uma olhada na plataforma que criei http://ead.mateusbustamante.com.br
    iniciei o projeto do zero em Maio e o lancei em Agosto. Não investi quase nada em propaganda. Já tenho uma lista de 400 cadastrados e uma conversão de quase 10%. É pouco, mas tendo em vista o pouco tempo e que quase nada foi investido acredito ser promissor. A questão é que sou músico e o tempo que tenho investido em aprender marketing digital e um pouco de desenvolvimento web comprometem meu trabalho de pesquisa criação e edição de conteúdos para os cursos.
    Estou a procura de um parceiro no setor de marketing digital. Alguém que acredite em meu projeto, se aproprie dele e que tope empreender junto.
    Acredito que o projeto é muito promissor. Penso num trabalho colaborativo com participação de ganho no lucro do empreendimento. mateusbustamante@gmail.com