18 Oportunidades Para Profissionais de Marketing Digital

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O mercado de trabalho para quem deseja fazer carreira em marketing digital passa por um momento muito promissor. Mesmo em meio a crise econômica que vivemos nos dias de hoje, o segmento vem ganhando cada vez mais espaço e a procura por profissionais qualificados é cada vez maior.

Em um mercado ainda carente de profissionais, a carreira em marketing digital surge como uma alternativa oportuna para jovens que estão agora fazendo suas escolhas profissionais.

Além de oferecer uma perspectiva de ótimos salários, a carreira em marketing digital também oferece um extenso leque de opções e oportunidades de trabalho.

Quer fazer carreira em marketing digital mas ainda não tem certeza qual caminho seguir? Listamos 18 Oportunidades para Profissionais de Marketing Digital para você considerar como opção de carreira. Confira:

 

 

#1 Mídias Sociais

Toda empresa nos dias de hoje precisa de um responsável para gerenciar as suas mídias sociais, isto é, cuidar da imagem da sua marca diante de um público cada vez mais exigente, comunicativo e conectado.

Com o uso crescente das mídias sociais, esse canal se tornou fundamental para a divulgação das marcas e por isso, é essencial que o profissional de marketing digital tenha conhecimento das técnicas e ferramentas disponíveis para poder alinhar as ações de marketing da sua empresa em todos os canais.

Quando se trata de uma grande empresa, é importante fazer um planejamento do conteúdo que será divulgado nas mídias sociais ou então treinar um time para interagir com o seu público através dos muitos canais de mídias sociais como Facebook, Instagram,Twitter, entre outros.

Já em pequenas empresas, muitas vezes é o próprio dono que se encarrega de gerenciar as redes sociais, por isso é importante que ele saiba quais são as regras, como funciona esse novo universo e, principalmente, como se comunicar de forma efetiva com o seu público.

 

#2 Produção de Conteúdo

O produtor de conteúdo de uma empresa se encarrega de produzir conteúdo específico e de qualidade para atrair o seu público-alvo nos diferentes estágios de compra do consumidor.

Resumindo: o objetivo desse profissional é preparar o público para conhecer o seu produto através da produção de conteúdo relevante.

A produção de conteúdo de qualidade ajuda a aumentar o tráfego do seu site, o número de seguidores nas redes sociais, o número de leads geradas pelo blog, além de capacitar mais vendas e alimentar as relações públicas da empresa.

 

#3 E-commerce

O comércio eletrônico vem se tornando cada vez mais popular. Hoje, no Brasil, 9 a cada 10 pessoas (96%) já fizeram compras online alguma vez, sendo um dos mercados de maior crescimento na América Latina.

Por eliminar qualquer tipo de limitação geográfica, permitindo que consumidores de todo o mundo tenham acesso ao seu produto, o profissional de e-commerce é hoje muito demandado, porém, ainda escasso no mercado.

Os profissionais de e-commerce são especializados em trabalhar estratégias de venda para lojas virtuais, entende muito bem de lojística, precificação, além de saber traduzir as métricas da empresa em ações pontuais.

Confira as principais tendências do varejo online no post SEBRAE e E-Commerce Brasil divulgam 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online.

 

#4 Compra de Tráfego

O papel do especialista em mídia paga é, principalmente, ajudar a gerar leads e conquistar clientes com campanhas CPC (Custo por Clique) e CPA (Custo por Aquisição), além de mensurar e otimizar as mídias pagas com o uso do Google Analytics e de ferramentas de automação de marketing.

Você pode ser um profissional de mídia em uma agência de publicidade e ser especializado em compra de mídia para os seus anunciantes, por exemplo.

 

#5 Métricas

Iniciar uma carreira em marketing digital significa começar a monitorar resultados de TUDO. Quanto melhor e mais completa a análise de resultados que você puder oferecer para os tomadores de decisão dentro de uma empresa, mais condições eles terão de melhorar suas estratégias de marketing.

Se você já utilizou o Google Analytics em algum momento, você sabe o quão valiosa é essa ferramenta para poder analisar os dados e resultados do seu negócio. Apesar de ser uma importante ferramenta,  não é a única disponível no mercado e também não oferece todos os dados para você poder fazer uma análise bem apurada. 

Por isso, cabe ao analista de métricas ter conhecimento de diversos sistemas de monitoramento e determinar quais as melhores métricas e KPIs (indicadores chave de desempenho) que serão relevantes para que o empreendedor consiga entender os “sinais” do mercado.

A partir da análise de dados bem apurada, a tomada de decisão torna-se mais assertiva, baseada em dados concretos e não apoiada exclusivamente pelo achismo.

 

#6 SEO

O profissional de SEO (Search Engine Optmization) é extremamente importante para trazer audiência qualificada para dentro do seu site. O tráfego originado de mecanismos de busca pode representar até 50% da sua audiência total, logo, investir em SEO é essencial para manter o seu site nas melhores posições do Google e gerar mais tráfego para o seu site.

Resumidamente, trabalhar com SEO significa executar melhorias para que o rankeamento dos conteúdos de um site esteja entre as primeiras opções dentro dos mecanismos de busca.

 

#7 Executivo de Mídia

O executivo de mídia geralmente representa um veículo de comunicação e vende para o mercado publicitário espaço para propaganda dentro de sites, blogs, portais, etc. Tendo conhecimento em marketing digital e publicidade, você pode se tornar um executivo de mídia e potencializar os seus ganhos ganhando excelentes comissões.

 

#8 Email Marketing

Esta é uma das áreas mais antigas do marketing online e continua sendo uma das mais importantes. A estratégia de Email Marketing é uma das 3 mídias que mais gera vendas em lojas virtuais. Como mostram os dados, as lojas virtuais tem uma necessidade muito grande de fazer planejamento de campanhas de email.

Para isso exige-se um profissional que conheça bem as ferramentas de email marketing disponíveis no mercado e também como funciona todo o processo dessa estratégia de marketing, que tem como principal objetivo converter os seus leads em vendas.    

 

#9 Automação e Funis

Esse é um profissional um pouco mais estratégico e menos operacional, isso porque este profissional é responsável por fazer o mapeamento de um processo de conversão e automatizá-lo para empresas de todos os tamanhos.

Esse profissional esta ganhando cada vez mais importância porque as empresas estão entendendo que muitas atividades manuais podem ser automatizadas, fazendo com que seus investimentos sejam otimizados. Em outras palavras, fazer mais com menos.

 

#10 Planejamento de Marketing

O profissional que trabalha com planejamento de marketing também concentra-se em um nível mais estratégico, ele é responsável por conectar o plano de negócios de uma empresa à uma estratégia de posicionamento e comunicação.

Essa é uma das atividades mais caras e complexas da área, porém, é uma das etapas mais importantes de todo o processo de marketing. Qualquer organização que deseja fazer um operacional muito bem feito, precisa desenvolver um plano de marketing que estabeleça os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida ao cliente.

O profissional de planejamento precisa ser criativo, maduro e experiente na área para poder ter discernimento e conhecimento suficiente para analisar um determinado mercado e arquitetar um plano que de fato ajude a empresa a atingir seus objetivos a médio e longo prazo.

 

#11 Consultor

Se você tem um pouco de conhecimento em cada uma das áreas mencionadas acima ou se você tem muito conhecimento sobre uma área específica, você pode prestar consultoria e atender empresas que tenham necessidade do seu serviço.

Essa é uma atividade mais empreendedora, já que você não é necessariamente funcionário de uma empresa. Os consultores são profissionais liberais e geralmente buscam autonomia profissional e horários flexíveis de trabalho.

 

#12 Agência de Marketing

Outra opção é abrir a sua agência de marketing. Com o seu conhecimento em marketing digital, combinado com o modelo de negócio adequado para uma agência, você pode atender diferentes empresas através da sua própria agência.

Dentro das necessidades do mercado que você pretende atender, monte uma equipe de especialistas e junto com ela trabalhe para sanar as principais dores dos seus clientes.

 

#13 Infoprodutor

O trabalho dos infoprodutores é, basicamente, transformar conhecimento em produtos digitais para diversos segmentos e de formas variadas.

Se você tem um conhecimento específico, não necessariamente em marketing digital, você pode transformar essa sua habilidade em produtos como ebooks, cursos online, passo-a-passo, etc.

Caso você seja um ótimo cozinheiro você pode transformar esse seu talento em um produto rentável ensinando outras pessoas a cozinharem bem através de uma série de vídeos online, por exemplo.

 

#14 Afiliado Profissional

O afiliado profissional ganha dinheiro na internet recomendando produtos ou serviços de terceiros, como um vendedor virtual. Programas de afiliados existem há muito tempo na internet, principalmente através das grandes lojas virtuais que comissionam as pessoas que recomendam seus produtos.

Se você for um afiliado credenciado da Amazon, por exemplo, ao compartilhar um link de um produto da Amazon no seu perfil no Facebook e as pessoas comprarem aquele produto através do link que você recomendou, você passa a ganhar uma comissão pelas vendas realizadas.

Da mesma forma como no exemplo da Amazon, você pode ser afiliado de infoprodutores e de diversos outros produtos e serviços da internet.

Para exercer essa profissão, exige-se que você seja muito bom em tráfego, planejamento de marketing e produção de conteúdo para se relacionar com sua audiência e poder indicar produtos.

 

#15 Youtuber

Através do Youtube você pode criar um canal, promover seu conteúdo, engajar com sua audiência e ganhar dinheiro com publicidade ou venda de produtos e serviços.

Ser um youtuber de sucesso é a profissão desejada por muitos jovens hoje em dia. Se essa é a sua vontade, saiba que ao estudar marketing digital você pode acelerar o seu desenvolvimento dentro do Youtube.

 

#16 Blogueiro

Outra área que você pode seguir, associada também ao Youtube, é ser blogueiro ou blogueira profissional. Se você gosta de escrever, mas não é do seu perfil aparecer em vídeos, você pode investir em criar um site de conteúdo, como um blog.

A partir do momento que você conseguir atrair um público para esse blog e gerar engajamento, você pode começar a ganhar dinheiro com ele. Essa monetização pode acontecer através de publicidade e/ou de venda de produtos e serviços próprios ou de terceiros.

 

#17 Professor de Marketing

Se você tem um vasto conhecimento e experiência sobre o assunto, você pode através da própria internet, compartilhar o seu conhecimento e ajudar outras pessoas a acelerarem seu desenvolvimento nessa área.

É fato que no Brasil ainda é muito escasso o conhecimento sobre marketing digital nos cursos de graduação e pós-graduação. Sendo assim, há muita oportunidade para novos especialistas que desejam realizar o sonho de se tornar professor e compartilhar seu conhecimento em uma área tão nova e carente de profissionais qualificados.

 

#18 Empreender

Talvez você não queira ser aquele profissional de marketing digital que saiba aplicar todas as ferramentas e técnicas. Mas se você deseja administrar um negócio, ao estudar marketing digital, a sua capacidade de supervisionar sua equipe ou os seus fornecedores, vai aumentar significativamente.

Como você se sente quando está em reunião com sua equipe de marketing e não sabe do que eles estão falando? Ter conhecimento em marketing digital vai ajudar você a se posicionar com mais segurança e autoridade, além de tornar sua análise dos relatórios da empresa muito mais apuradas.


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.

  • Som Jet

    Achei muito boa estas informações sobre as 18 dicas . O conteúdo e excelente .

    • Jessé Rodrigues

      obrigado por prestigiar nosso conteúdo! =)

  • Renan De Lima

    Jessé, fiz o seu treinamento de Marketing para iniciantes e gostei muito, e vou usar todas as técnicas estratégicas que foram usadas no curso no meu canal do Youtube. Gostei muito do conteúdo das aulas, eram bem intuitivas e práticas.

    • Olá Renan, tudo bom?
      Primeiramente, queremos nos desculpar por não ter comunicado antes contigo.
      Que bacana! Sucesso em sua trajetória dentro do Youtube. Agradecemos seu contato!

  • Tailine Sousa

    primeira vez interessada em Marketing e hoje tenho visão mas ampla em conhecimento .

  • Ivina Costa

    Meu mais novo caminho! Cada vez mais entusiamada!

  • Gelson Mendes

    Achei suas aulas muito interessante ,faço curso de administração e marketing digital esta sendo uma área muito inovadora já que quero investir nesse ramo , ter mais conhecimento nessa área esta sendo ótimo e já identifiquei muito com curso

    • Olá Gelson, tudo bom?
      Ficamos gratos pela sua participação em nossas aulas, com certeza poderá auxiliá-lo dentro da formação em administração. Parabéns e muito sucesso em seu caminho profissional. Caso desejar, temos outros cursos dentro do nosso site, que podem orientá-lo.
      Agradecemos seu comentário. Bons estudos! 🙂

  • Vanessa Queiroz

    Publicar artigos também é uma forma de obter ganhos com o Marketing Digital? Qual é a melhor ferramenta para quem já possui artigos e quer ter uma patente, para poder divulgar e gerar reconhecimento do público?!

  • Marcelo Gusmao

    Boa noite, Jessé
    Tive a 1º aula do curso gratuito de introdução ao Marketing Digital e acompanhei este vídeo com as 18 dicas de oportunidades profissionais. Muito bom. Sou graduado em marketing e atuo na área de assessoria de comunicação/imprensa. Tenho interesse em me aprofundar nos conhecimentos disponibilizados pela EMD e seguirei no acompanhamento do curso. Obrigado.

    • Olá Marcelo, tudo bom?
      Agradecemos seu contato, também obtendo informações dentro dos conteúdos do nosso Blog.
      Esperamos que seja uma nova experiência para sua profissão. Sucesso! Bons estudos! 🙂

  • Rosewelltt Piauiense

    Iniciando o curso Marketing Digital. Quero aprender para aplicar dentro da minha área que é Contabilidade. Obrigado.

  • Elaine Pereira da Silva

    Boa Noite! Jessé Minha dúvida é a seguinte para se tornar info produtor é necessário ter formação na área ou pode atuar apenas possuindo habilidades? E quando você desenvolve um curso nessa área vejo que a maioria não oferece certificado não é obrigatório? Obrigada!

  • Julia

    Eu adorei,muita boa aula.Se puder fazer um video sobre as ferramentas necessarias para iniciantes.Muito obrigado e até a proxima aula.

  • Beatriz Cunha

    Ótimo , adorei. É muito amplo a aplicação e oportunidades. Deu para ter noção de sua aplicação

    • Olá Beatriz, tudo bom?
      Que bom! Ficamos gratos com sua participação dentro do conteúdo disponível em nosso Blog.
      Bons estudos! 🙂

  • Cristiano Kreibich

    cada vez aprendendo mais parabéns por explicar detalhadamente !

    • Olá Cristiano, tudo bom?
      Parabéns! Isso aí, continue conosco acessando nossas aulas e também os diversos conteúdos disponíveis em nosso Blog. Agradecemos sua mensagem. Bons estudos! 🙂

  • Adriana Freitas Souza

    Jessé estou me apaixonando pelo assunto desenvolvido por ti … minha formação acadêmica é outra, mas comecei a atuar em Marketing Multinivel … este conhecimento em Marketing Digital para Iniciantes … Está sendo de nível excelência…

  • Adriana Catarina Oliveira

    Jessé, estou encantada com este curso.
    Parabéns pela iniciativa.

    • Olá Adriana, tudo bom?
      Nós que agradecemos pela sua participação em nossas aulas. Até a próxima! 🙂

  • LUCIANA AMORIM

    Sou formada em Marketing, e iniciando em Mkt Digital com vocês agora, mas gostando bastante. Quero mais informações, principalmente sobre redes sociais, voltada para empresa.

  • Emerson Eustaquio Ferreira Che

    Boas áreas de atuação… Na faculdade de Processos Gerenciais enfase Gestão de Organização do 3º Setor, tive a disciplina de Marketing e Endomarketing em organizações sociais.. na época houve muita dificuldade da turma em compreender a necessidade do Plano de Marketing em instituições sociais… Meu TCC foi Sobre a Importância do voluntario no marketing social das organizações do 3º Setor…Incluindo ai as varias ferramentas usadas.. Meu trabalho teve a maior nota de todo curso, tenho isso como orgulho, devido as varias manifestações negativas dos meus colegas de classe.. sobre o tema que apresentei… Mais as organizações sociais devem e marketing digital como uma boa ferramenta de captação de recursos seja financeiros, físicos e humanos para essas instituições…

    • Olá Emerson, tudo bom?
      Que interessante! Agradecemos por compartilhar conosco seu procedimento dentro do TCC e toda a sua transformação profissional ocorrendo devido as informações contidas dentro do Marketing Digital. Desejamos a você todo sucesso e continue conosco, acessando os conteúdos disponíveis em nosso blog. Parabéns!

  • Ariane Gimenez

    Nem imagina que existissem tantas “sub-áreas dentro do markenting digital, bem legal o conteúdo

    • Olá Ariane, tudo bom?
      Sim, uma área muito abrangente. Bons estudos! 🙂
      Agradecemos sua participação.

  • Cassio Alves

    Muitas áreas para explorar , bacana.

  • Alison Franklin

    Muito bacana suas dicas Jessé. Estou ingressando em uma Pós na área e esse curso vai me dar um ótimo suporte para que eu desenvolva não só a parte teórica, mas principalmente a prática. Parabéns.

  • Ricardo França

    Prof. Jessé, parabéns pela aula! Será que o senhor poderia disponibilizar modelos de planejamento (planilhas?), e estratégias de marketing digital e mídias sociais? Esse complemento seria legal para visualizarmos praticamente a teoria e a sua aplicabilidade…

  • Vania Soares

    Muito bom, sensacional

  • Claudio Lima

    Boa noite,

    Muito bom Marketing Digital o Marketing é muito importante para qualquer Organização !

  • Claudio Lima

    Muito bom suas dias em todos os aspectos de Marketing !