13 Plugins Gratuitos Essenciais para WordPress

Compartilhe:

O WordPress é bastante conhecido pela sua flexibilidade, podendo ser facilmente customizado por qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha conhecimento algum em programação.

Essa facilidade deve-se aos plugins, sendo apenas necessários alguns cliques para que você adicione um novo recurso ao seu website.

Agora, quais são os melhores plugins para WordPress? Essa é uma pergunta muito pessoal e depende muito do objetivo de cada site.

Mas para te ajudar, listamos 13 Plugins Gratuitos Essenciais para WordPress que são muito úteis para qualquer tipo de site.

 

1) Contact Form 7

 

O plugin Contact Form 7 para WordPress permite criar uma área de contato dentro do seu site de forma bem simples e flexível para que seus clientes e leitores entrem em contato com você.

Além de gerenciar múltiplos formulários de contato, você pode customizá-los de acordo com a identidade da sua empresa.

 

2) WordPress SEO (by Yoast)

 

O Yoast SEO é um dos plugins mais utilizados no mundo. Ele permite que você configure praticamente tudo para SEO no seu site, desde títulos até o sitemap.

O plugin ainda avalia cada artigo buscando identificar pontos fortes e fracos para seu artigo ser encontrado nos mecanismos de busca através de uma determinada palavra-chave.

 

3) Akismet

O plugin Akismet para WordPress é possivelmente o mais conhecido para proteger o seu site de spams em comentários e trackbacks.

Além desses tipos de comentários prejudicarem a sua imagem, eles podem comprometer a velocidade do seu site.

Portanto, o Akismet vai te ajudar a reduzir (e muito) o trabalho na hora de bloquear comentários de spam em blogs e sites, o que é bem comum.

 

4) W3 Total Cache

O plugin W3 Total Cache é muito importante para qualquer site no WordPress. Além de posicionar melhor seu blog nos mecanismos de busca, ele aumenta a velocidade de carregamento do site, oferecendo uma melhor experiência para o usuário.

O W3 Total Cache consegue esse melhor desempenho guardando em cache todos os aspectos do seu site, reduzindo o tempo de carregamento de suas páginas.

 

5) Flare

 

O Flare é um plugin para compartilhamento social, ele adiciona uma barra fazendo que seu conteúdo possa ser compartilhado nas redes sociais.

Você pode posicionar a barra no início do seu artigo, na lateral do blog ou no final do artigo. Podendo ainda utilizar todos os três posicionamentos simultaneamente.

 

6) Responsive Select Menu

O plugin Responsive Select Menu mostra o seu menu de navegação de uma forma mais organizada em dispositivos móveis, transformando o menu do seu site em um selectbox ou dropdown.

A cada dia que passa, mais e mais usuários acessam a internet através de dispositivos móveis, e ter o cuidado de melhorar a experiência do usuário vai garantir que ele fique por mais tempo navegando pelo seu conteúdo.

 

7) SEO Friendly Images

Se você sempre acaba esquecendo de fazer o SEO das imagens de seu blog, esse plugin é para você.

O SEO Friendly Images coloca automaticamente as tags ALT e Title das imagens de seu blog, com base no nome que você deu a imagem.

IMPORTANTE: coloque a palavra-chave que você quer otimizar no nome do arquivo da imagem.

 

8) Redirection

O plugin Redirection cria redirecionamentos 301, 302 e mais diversos tipos, assim como resolve erros 404 que podem acontecer por alguma mudança de página e/ou endereço.

Ele é muito útil para alguns casos em que você precisou redirecionar uma determinada URL para outra. Então, ao invés de modificar manualmente todos os links, basta criar esse redirecionamento 301 da URL antiga para a nova.

 

9) Google Analytics para WordPress

Este é um dos plugins mais importantes para que você possa monitorar o seu site. Ele facilita a vinculação do Google Analytics junto ao seu blog ou site, e ainda oferece poderosas configurações para tracking no Google Analytics.

Para acompanhar as métricas do seu site ou blog, nada melhor do que confiar na poderosa ferramenta Google Analytics, portanto, tê-lo instalado no seu site é uma obrigação para você saber como ele está indo e como você deve melhorá-lo.
 

 

10) Facebook Pixel by PixelYourSite

Criado e totalmente atualizado para funcionar e implementar em seu site o novo pixel do Facebook, o plugin Facebook Pixel by PixelYourSite é recomendado para acompanhar conversões, otimizações e remarketing.

Atualizado e totalmente compatível com as últimas versões do WordPress, o Facebook Pixel by PixelYourSite permite que em poucos cliques você já tenha o pixel do Facebook instalado em seu site.

 

11) Google Tag Manager

É comum precisar adicionar vários pedaços de códigos, ou code snippets, para acompanhar as visitações, taxa de cliques e outras informações que servem para analisar o desempenho do seu site.

Através da plataforma do Google Tag Manager você consegue facilmente gerenciar todos esses scripts de um único painel. Dentro dele você já encontra modelos de tags construídas para o Google Analytics, AdWords, DoubleClick e etc.

 

12) Disqus Comment System

Esse plugin substitui o sistema de comentário padrão do WordPress para utilizar os recursos da plataforma Disqus.

O Disqus permite você ter total controle sob a forma que você deseja usar os comentários no seu site, como:

  • Cada comentário pode receber votos positivos e negativos;
  •  

  • Possibilidade do leitor compartilhar o artigo no momento de deixar o comentário;
  •  

  • Possibilidade do leitor adicionar imagens nos comentários;
  •  

  • Possibilidade de separar um determinado número de comentários por página ou utilizar a opção “carregar mais comentários”;
  •  

  • Mostra os comentários por ordem de relevância (mais populares = mais bem votados).

 

13) Pretty Link

Como seu próprio nome indica, o Pretty Link transforma links “feios” em links “bonitos”.
É muito útil, principalmente para quem trabalha com links de produtos afiliados.

Ele funciona como um redirecionamento 301, e basicamente “mascara” os links de afiliado, pois você pode customizá-lo como quiser. Por exemplo:

  • Link de afiliado sem Pretty Link: http://www.testedeafiliado/#$aref=1000
  •  

  • Link de afiliado com Pretty Link: http://escoladomarketingdigital/acessar/produto-afiliado

Além de customizar seus links, o Pretty Link armazena na sua base de dados quantas vezes o link foi clicado.

 

Conclusão

Talvez você use um plugin diferente dos listados acima, com a mesma funcionalidade, só que de outra empresa ou desenvolvedor. Isso não importa, o importante mesmo é que tenha essas funcionalidades no seu site.

Gostaram das dicas? Deixa seu comentário e nos conte quais plugins você utiliza no seu site!

 


Você quer criar um site e/ou blog, mas não possui qualquer conhecimento de programação? Clique aqui e conheça o curso WordPress para Iniciantes! 


Compartilhe:

Emilly Andrade

Estudante de Publicidade e Propaganda, apaixonada por conteúdo e novidades do mercado digital.

  • Maria Eduarda Sant’Anna

    Bom conteúdo, me ajudou muito no desenvolvimento do TCC e durante o período do curso. Recomendo também a leitura do blog: http://inaweb.com.br/blog/