10 Recomendações de Especialistas para Vender Mais no Black Friday

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No próximo dia 25 de novembro será realizada mais uma edição da Black Friday, um dia em que o varejo se propõe a fazer grandes promoções por todo país. A data que já é tradição nos Estados Unidos, foi criado na Filadélfia na década de 60 e acontece todo ano na 4° sexta-feira de Novembro, após o feriado de ações de graças.

Aqui no Brasil o Black Friday chegou desacreditado, nas primeiras edições alguns até chamavam a data  de “Black Fraude”. Hoje, podemos considerar o Black Friday a principal data do varejo brasileiro. Em 2015, os números em vendas no varejo no Black Friday superaram 1,5 bilhões!  

E em uma data como essa não dá para ficar de fora não é mesmo? Pensando nisso, convidamos 3 especialistas em e-commerce para dar algumas dicas de planejamento e estratégias para você ter sucesso e aproveitar essa data com credibilidade.

Disponibilizamos o conteúdo em vídeo e em texto, se preferir!

 

 

 

felipe_soares

#1 Conquiste Novos Clientes

O Black Friday é a principal data do e-commerce brasileiro, estando à frente até mesmo do Natal. Isso significa que é uma ótima data para conquistar novos clientes e claro, não se esqueça de valorizar seus clientes fiéis.

 

#2 Tenha em mãos todos os contatos de fornecedores

O Black Friday é a melhor oportunidade do ano para você multiplicar as suas vendas. Nessa data, vende-se o equivalente a 30 dias em apenas 1 dia. Devido a essa demanda atípica, algumas coisas podem fugir um pouco do controle, por isso é bom se prevenir e ter em mãos todos os contatos dos seus fornecedores para evitar possíveis dores de cabeça.

 

#3 Jogue Limpo

O Black Friday é ainda uma ótima oportunidade para construir uma boa reputação da sua marca. Para isso, é fundamental que você prometa aquilo que você pode cumprir (diga não ao “Black Fraude”!) e ofereça produtos e promoções os quais o consumidor realmente veja valor e que faça diferença no bolso.

IMPORTANTE: Prometer aquilo que não se pode cumprir, como por exemplo prometer um prazo de frete que não poderá ser realizado, pode gerar grande frustração no cliente. Todo o esforço que você fez para conquistá-lo será desperdiçado e esse cliente não será fidelizado.

 

#4 Invista em Mídia

Como grande parte do varejo online brasileiro fará promoções neste dia, é importante chamar atenção para a sua loja. Sendo assim, divulgue suas promoções nas redes sociais, crie landing pages para cadastro, faça campanhas de email marketing, ou seja, invista todo o potencial da sua loja para conquistar novos clientes e aumentar a sua notoriedade no mercado.

 

 

renato_avelar

#5 Construa uma Landing Page Countdown

Uma recomendação que traz bons resultados é construir uma Landing Page customizada, com conteúdo e SEO otimizados para uma campanha pré-Black Friday. Nessa Landing Page é importante ter um countdown indicando o tempo restante para o Black Friday e, também, um formulário de captação de emails para aumentar a sua lista.

DICA: Alguns dias antes do Black Friday você pode enviar alguns anúncios por email como “Faltam 10 Dias para o Black Friday”. Dessa forma, além de informar a sua lista sobre os descontos que irão oferecer, também irá instigar a ansiedade do público para o grande dia.

 

#6 Extraia um Relatório de Geolocalização

Essa é uma dica para quem vende produtos que podem ser afetados pelo clima. Acesse o Google Analytics do seu negócio e extraia um relatório de geolocalização, principalmente das cidades em que o seu negócio tem maior conversão.

Com antecedência, consulte uma ferramenta de previsão do tempo para preparar a sua curva de produtos e a ordem das prateleiras. Dessa forma, uma pessoa que mora em uma cidade muito fria, não irá ver anúncios de roupas de calor, por exemplo.

 

#7 Dobre a sua Equipe Interna

Essa é uma dica preventiva. Devido a alta demanda pelos seus produtos nesse dia, é normal que alguns contratempos ocorram. Por isso, dobre a sua equipe interna no dia do Black Friday e faça um treinamento com seus colaboradores para que eles estejam preparados para lidar com qualquer tipo de complicação que possa surgir, sem abalar a experiência do cliente.  

 

#8 Reforce sua plataforma de e-commerce

A grande reclamação em relação ao Black Friday é a falta de capacidade dos sites em suportar a grande quantidade de acessos. Então, prepare a estrutura da sua loja virtual para receber um maior tráfego de acessos neste dia, evitando a queda do servidor e possíveis perdas de vendas.

DICA: Assine um contrato de suporte real time da plataforma para você corrigir possíveis instabilidades ou queda do site pelo pico de acesso.

 

 

thiago_borba

#9 Verifique seu Estoque

Tenha em estoque a maior quantidade possível dos produtos estrela da marca antes de começar a sua campanha. Isso porque esses produtos são geralmente os mais procurados e, também, porque o Black Friday é muito próximo de outras datas sazonais importantes como o Cyber Monday e o Natal.

Caso aconteça algum problema com o fluxo de entrega das mercadorias, certamente o seu produto irá concorrer com essas outras campanhas, que costumam ter um grande volume de entrega, podendo refletir em um atraso de entrega dos seus produtos ou até mesmo no cancelamento da compra pelo cliente.

IMPORTANTE: não esqueça que tão importante quanto entregar o produto no prazo estipulado, é entregar o produto com 100% de qualidade!

 

#10 Cuidado com o PROCON  

O preço de itens com selo Black Friday, ou seja, aqueles produtos que você está ofertando com uma condição diferenciada, devem ter a menor condição comercial nos últimos 60 dias. Isso significa que os produtos que entrarão na promoção, não podem ter sido ofertados em uma melhor condição nos últimos 60 dias. Caso isso ocorra, o lojista corre risco de ser penalizado e tomar uma multa do PROCON.  

Por isso vale verificar com antecedência os produtos que serão ofertados, analise o melhor preço e qual será o produto aposta, dessa forma você não terá surpresas indesejadas.

 


Gostaram das recomendações? Deixe seu comentário nos contando o que você está fazendo para se preparar para o Black Friday e se esse post foi útil para você!


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.