10 dicas para ter mais resultados com Lives no Facebook

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A transmissão ao vivo é um recurso que vem ganhando cada vez mais espaço com as Lives no Facebook. Além de prever um grande aumento na produção e no consumo de vídeos com a popularização da Live, a rede social ainda espera um crescimento do engajamento do público com os vídeos.

O recurso foi lançado, inicialmente, para celebridades em agosto de 2015, e hoje já está aberto para usuários de iOS e Android, permitindo que o usuário compartilhe suas experiências em tempo real, seja ela uma visita a um lugar novo ou os bastidores do seu negócio.

O fato de os vídeos serem ao vivo estimula os espectadores a interagirem com quem está realizando a live. Resultados mostram que as Lives geram até 10 vezes mais engajamento que os vídeos tradicionais, e são assistidos por 3 vezes mais tempo.

Sabendo que o vídeo é o formato de conteúdo que mais gera resultado no Facebook, principalmente a Live, reunimos 10 dicas para você ter mais resultado com as suas Lives no Facebook.

Confira o texto abaixo e depois deixe o seu comentário dizendo o que achou desse conteúdo e se te ajudou de alguma forma. 😉

 

1. Crie expectativa avisando seu público com antecedência sobre a Live no Facebook

Embora o Facebook notifique os seguidores de sua página quando você entra ao vivo, não custa avisá-los antes. Crie expectativa em sua audiência, desperte o sentimento de que o conteúdo que será transmitido é inédito e imperdível.

DICA: Avisar o seu público com até um 1 dia de antecedência é o ideal para que as pessoas se organizem e sintonizem com você no horário marcado. Você pode avisar algumas horas antes, dependendo do conteúdo que for compartilhar.

 

2. Garanta uma boa conexão

A transmissão de vídeo ao vivo costuma consumir bastante banda de internet. Por isso, é importante certificar-se de que você tem um sinal forte antes de ir ao vivo.

Cortes súbitos na transmissão, além de causar uma má impressão se ocorrerem repetidamente, podem provocar certa confusão nos espectadores e tornar o seu vídeo chato de acompanhar. Portanto, prefira conexões Wi-Fi com sinal forte ou conexões 4G na hora de fazer a sua Live no Facebook.

ATENÇÃO: Se você estiver com sinal fraco, o botão “Go Live” estará acinzentado.

 

 

3. Escreva uma descrição instigante

Além dos seus seguidores, o Facebook também recomenda a sua Live para outras pessoas com base na descrição da transmissão. Por isso, é importante fazer uma descrição descritiva e cativante para que o Facebook saiba a quem recomendar o seu vídeo e, também, para que o público se interesse pelo conteúdo do seu video.

IMPORTANTE: Edite a descrição do vídeo depois que a Live acabar, pois o video continuará no ar disponível para aqueles que não puderam acompanhar ao vivo e nem sempre a descrição que fazia sentido durante a transmissão continua a fazer sentido depois que ela acaba.

 

4. Lembre o seu público de seguir a sua página para receber notificações

Durante as Lives no Facebook, informe ao seu público que é possível “seguir” a sua página e receber notificações da próxima vez que você entrar ao vivo.

Assim, as pessoas que gostaram do seu vídeo e do conteúdo da sua página, terão grandes chances de voltar quando você entrar ao vivo novamente.

 

5. Engaje com a sua audiência

Aproveite ao máximo a sua transmissão ao vivo para interagir e fica mais próximo da sua plateia. Se algum espectador fizer uma pergunta interessante, responda-a, citando o nome de quem perguntou (com certeza, seu público ficará entusiasmado com isso).

Faça, também, perguntas para os usuários responderem na hora e te darem feedback sobre a qualidade da transmissão, qualidade do áudio, quem está assistindo pela primeira vez, da onde são, etc.

DICA: Foque no engajamento com o público nos primeiros minutos da Live. Quanto mais pessoas você conseguir atrair nos primeiros minutos, fazendo com que elas curtam e comentem ao mesmo tempo, melhor. Assim, o Facebook irá entender que o seu vídeo é um conteúdo pelo qual as pessoas se interessam e vai divulgar a sua Live para mais pessoas.

IMPORTANTE: Ao menos que você seja uma pessoa famosa e com muitos seguidores, as suas primeiras lives não terão muita audiência ou pessoas interagindo. É importante persistir, pois com a consistência e conteúdo de qualidade você vai construir uma audiência seguidora dos seus conteúdos. Tenha paciência e consistência!

 

6. Lembre de quem chegou depois

Como os vídeos ao vivo geralmente duram bastante tempo, é importante lembrar dos espectadores que não começaram a assistir a transmissão desde o começo.

Por isso, vale a pena lembrar a sua audiência, a cada 10 minutos mais ou menos, o motivo e o assunto da sua transmissão.

 

7. Pense em quanto tempo a sua transmissão irá durar

Vídeos ao vivo levam algum tempo para atrair e engajar um público, e por isso é normal que durem mais tempo. Portanto, quanto mais tempo durar a sua transmissão, mais tempo as pessoas terão para descobrir e compartilhar seu vídeo.

DICA: É recomendado que as Lives no Facebook tenham no mínimo 10 minutos de duração, podendo durar até uma hora e meia, que é o tempo máximo de transmissão.

 

8. Pense em uma agenda

A consistência é o fator chave para o sucesso das suas transmissões ao vivo. É importante pensar em uma agenda e assumir um compromisso com o seu público. Por isso, estabeleça uma data e um horário fixo para as suas transmissões, assim as pessoas irão contar com a sua Live na data e horário estipulado, aumentando as suas chances de ter mais audiência.

IMPORTANTE: Não exagere! Garanta que as suas transmissões ao vivo sejam feitas em ocasiões realmente relevantes. Se você fizer 10 transmissões ao vivo no mesmo dia, o Facebook não tratará suas Lives da mesma maneira que trataria se você transmitisse apenas uma vez por semana.

 

9. Seja Criativo

Em meio a tanto conteúdo que é postado no Facebook, é necessário pensar em maneiras de destacar o seu vídeo dos demais. Por isso, é preciso pensar em um bom tema para a sua transmissão ao vivo. Pense em algo que seja de interessante do seu público e que atenda as suas necessidades.

Experimente diferentes tipos de transmissões para manter o público envolvido, veja algumas opções:

 

  • Perguntas & Respostas: este é um tema que costuma gerar bastante engajamento. Independente do seu segmento de atuação, clientes sempre terão dúvidas e perguntas a respeito do que você oferece.
  • Entrevista: bata um papo com clientes, fornecedores, autoridades e experts do seu setor.
  • Bastidores: clientes adoram ver o que acontece por trás das câmeras, por isso, mostre o dia-a-dia do seu negócio.
  • Demonstração: ensine o passo-a-passo de algo que seja relevante para o seu público.

 

 

10. Indique o fim da transmissão

Certifique-se de terminar a sua transmissão com uma frase de encerramento, como “Obrigado por assistir!” ou “Estarei ao vivo novamente em breve.” Depois de concluir, aguarde alguns segundos até ouvir um “ping”, indicando que a sua transmissão foi finalizada.

 

Conclusão

Depois de colocar a mão na massa e produzir as suas Lives seguindo essas dicas, é essencial que você analise seus resultados. Com base no seu desempenho, você poderá identificar seus pontos fortes e detectar onde precisa fazer melhorias.

Existem muitas métricas que você pode considerar para fazer esta análise, sendo algumas delas: a quantidade de interações que você teve, o número de pessoas que estiveram ao vivo, quanto tempo de transmissão gera mais resultado, etc.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e nos diga o que você faz nas suas lives e se esse conteúdo foi importante pra você!


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Emilly Andrade

Gestora de Conteúdo. Apaixonada por blogs, redes sociais e novidades do mercado digital. Adoro ler e não dispenso uma boa culinária com uma boa companhia.

  • Wellington Fernando Biruel

    Muito legal as dicas. Costumo usar algumas delas quando faço transmissões ao vivo na página de meus clientes.

    Além de usar essas dicas que citou, costumo focar no compartilhamento, sempre incentivo quem está no comando das transmissões para pedir aos fãs que compartilhem e explique o quanto o compartilhamento é importante pra nós.

    Quanto mais pessoas compartilharem, mais ganhamos visibilidade ao aparecer para os amigos de nossos fãs que ainda não nos acompanham, tendo grandes chances desse amigo, se gostar do assunto, ter a curiosidade de apertar o play para nos acompanhar também.

    • Emilly Andrade

      Que bom que gostou Wellington! O compartilhamento é realmente uma ótima dica, obrigada por complementar e volte sempre visitar o nosso blog 😉

    • Olá Wllington, tudo bom?
      Agradecemos a sua partilha!
      Sucesso!

  • Luiz Lau

    Muito legal Jessé! Trabalho exclusivamente com transmissão ao vivo na minha empresa http://www.radimidialive.com. Como técnico de externas e áudio em televisão aberta, agora estou agregando valor ao meu negócio, com as ferramentas adwords e analytics, através dos seus curso! Obrigado pelas dicas!

  • Gilson Batista

    bom dia! Pessoal eu gostei muito do conteúdo Parabéns! Eu tenho um potencial cliente que tem uma comércio que é uma hambugueria junto com uma barbearia e também vai vender shopp. Ele me informou que téra momentos dentro do estabelecimento dele que ele irá fazer alguns vídeos ao vivo.
    Como funciona essa live ao vivo??apesar de que é tem um estudio de filmagem,Preciso passar para ele de como ele faz para fazer esses video ao vivo pelo celular. Muito Obrigado